quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Técnicas para um Avesso Perfeito


Cada vez mais o mercado vem fornecendo artigos que já são próprios para o bordado. Exemplo disso é a variedade enorme de toalhas, trilhos de mesa, panos de copa, entre outros diversos que já vêm preparados com faixas de étamine ou similares próprios para receber o bordado. No entanto, da mesma forma que esses produtos nos fornecem a praticidade de realizar os pontos em um acessório já pronto, sem necessidades extras de costurar o bordado no lugar desejado (e dessa forma esconder o avesso que poderia estar cheio de nós e linhas indo e vindo sem sentido exato), também nos exige aperfeiçoamento da habilidade para o tratamento do avesso, uma vez que nesses casos o avesso ficará exposto.
Para tanto, vamos esquecer certos paradigmas convencionais, e iniciar o bordado voltado não só para o desenho escolhido, mas também para o resultado final do avesso que ficará exposto.


MOVIMENTO DA AGULHA
É importante, antes de tudo, determinar em que sentido a agulha irá trabalhar. Como o objetivo deste tutorial é garantir o avesso perfeito, utilizaremos somente o sentido VERTICAL, desta forma a agulha sempre será inserida no tecido de baixo para cima, ou de cima para baixo. Exceto em casos de arremate ou pontos de contorno. 




CONVENÇÕES
A convenção do tratamento dos pontos é um facilitador que colaborará com a compreensão do tutorial, já que em diversos momentos serão utilizados somente o nome do ponto, e não imagens propriamente ditas. Para isso, vamos adotar aqui as seguintes nomenclaturas.


  • Ponto-Aberto: São aqueles pelos quais só se passou a linha no sentido de “ida”, formando retas diagonais na frente do tecido, sem o caminho contrário para o fechamento do ponto em forma de cruz.
  • Ponto-Cruz: São os pontos concluídos, cujo traçado de “ida” e “volta” estão completos.
  • ·Avesso: Representação dos pontos como devem ser do lado avesso.
  • ·Ponto-de-Contorno: São os pontos utilizados para contornar o desenho bordado.
O INÍCIO
  1. Diferentemente do que já foi dito, inclusive em outros tutorias aqui no Virtual Ponto-Cruz, vamos iniciar o bordado pela frente do tecido, parte em que ficará o desenho, inserindo a agulha em um orifício do tecido, e saindo com ela no orifício imediatamente superior, e deixaremos cerca de 1 a 2 cm de linha também na parte da frente, para ser presa sob os pontos a medida que esses vão sendo bordados.

  2.   Na seqüência, Escolha o lado para o qual    seguirá seu bordado, e dobre aqueles 1 ou 2 cm de linha que restaram na parte da frente para esse mesmo lado. No exemplo iremos para o lado direito, portanto, a linha que foi deixada sobrando será dobrada também para direita.
  3. Depois inserimos a agulha no orifício inferior direito, passando a linha por cima da sobra da 1 ou 2 cm, e sairemos com a agulha no orifício logo acima desse, e será formado um Ponto-Aberto. Damos seqüência a reta de Pontos-Abertos fazendo o mesmo procedimento até atingir o número de pontos desejados. 
  4.  Seguimos com o bordado em linha reta para direita deixando os pontos-abertos. Ao atingir o número de pontos desejados “volta-se” cruzando os Pontos-Abertos e formando o Pontos-Cruz e cobrindo completamente aquela ponta de 1 ou 2 cm que havíamos deixado.  
     
      Note que a agulha trabalha sempre na vertical. Somente os pontos é que ficam a  diagonal.
     
  5.  Tendo cruzado o ultimo ponto, e com a carreira toda formada por pontos-cruz, para o arremate, deixe a agulha com a linha na parte da frente do tecido. 
     
  6. Introduza a agulha por baixo do último ponto concluído (entre o ponto e o tecido, sem passar para o outro lado) e “saia” com ela cerca de 3 pontos a frente
     
  7. Corte a linha com cuidado para não cortar os pontos, e pronto. Essa carreira está concluída  com arremate perfeito, e com o avesso impecável 


    SUBINDO OU DESCENDO PONTOS
    Para subir ou descer pontos, basta que ao terminar a carreira principal, ao invés de voltar cruzando, para descer, no último ponto-aberto insira a agulha no orifício imediatamente inferior, e cruze levando a agulha ao superior a esse do lado direito ou esquerdo. E para subir, basta terminar o ponto aberto, mas ao invés de voltar cruzando, insira a agulha no orifício imediatamente superior ao último orifício da carreira e depois cruze, pondo a agulha no  inferior direito a este. Note que o ponto do avesso fica sempre na vertical.





    CARREIRA VERTICAL

    Se você deseja ou precisa fazer uma seqüência de ponto cruz na vertical, os procedimentos de início, execução e arremate final são os mesmos; a única diferença é que tudo é feito na vertical.  Introduza a agulha com a ponta para baixo e puxe-a, deixando uma ponto de linha de aproximadamente 1 cm, na vertical, sobre a frente do tecido (figura 13). Fixe esta ponta para baixo com o auxílio de um dedo.




    Agora introduza a agulha com a ponta para baixo, formando o 1º ponto-aberto da seqüência

    que irá realizar. Prenda a ponta da linha de 1 cm sob os 3 primeiros pontos abertos. A direção dos pontos (para cima ou para baixo) será definida conforme a posição da agulha: com a ponta para cima os pontos se darão para cima; com a ponta para baixo, a seqüência, naturalmente se dará para baixo.
    Pronto, Sua linha vertical de pontos já está feita, e com o avesso perfeito.
     
          O restante das formas de pontos já foi ensinada em outros tuoriais, como as sequensias diagonais, e pontos de contorno.

    Bom Trabalho, e desfrute de seu avesso perfeito!


  

Um comentário:

  1. Aprendi a fazer o ponto cruz quando tinha 6 anos de idade, e desde então sempre pegava alguma coisinha para bordar. Agora, 20 anos após, estou ficando com muita vontade de fazer várias coisas com o ponto cruz para a minha nova casa, e com certeza o seu post me animou mais ainda. Muito obrigada por isso. Ah, conheça a minha página: http://realvesartesanatos.blogspot.com.br e também www.facebook.com.br/realvesartesanatos. Beijos!

    ResponderExcluir