quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Papai Noel, Pai Natal, São Nicolau...


Com a proximidade do natal, festividade comemorada tradicionalmente (mas não exclusivamente ) por cristãos, tal como já dito AQUI, percebe-se uma comoção geral no que se refere a decoração, presentes, ceias, reuniões e o próprio espirito natalino que assalta nossos ânimos.
Para tanto, no intuito de disponibilizarmos subterfúgios que auxiliem no processo de decoração,  esse ano (2014) elegemos a figura do PAPAI NOEL e criarmos um especial de Natal 2014.




Acessar especial: Gráficos - Papai Noel


Por si só a representação do Papai Noel cujo nome tem origem do francês “Noël” que significa natal, já é carregada de significado. Também chamado de Pai Natal em Portugal, essa figura está presente em muitas culturas ocidentais, com algumas poucas variações de uma cultura para outra. Segundo consta nas lendas traz presentes aos lares de crianças bem-comportadas na noite da Véspera de Natal, o dia 24 de dezembro, ou no Dia de São Nicolau (6 de dezembro).


O personagem foi inspirado em São Nicolau Taumaturgo, arcebispo no séc. 4 de Mirra na Turquia. Consta que São Nicolau ajudava as famílias carentes anonimamente colocando um saco de moedas de ouro nas chaminés das casas no período de natal. Foi declarado santo depois de lhe serem atribuído realizações de muitos milagres. Sua conversão em figura natalina ocorreu inicialmente na Alemanha, posteriormente se espalhou pelo mundo.





Em relação a sua aparência, inicialmente foi retratado em paramentos eclesiásticos de bispo, tendo, em vez do gorro vermelho, uma mitra episcopal. Depois de algumas modificações ao longo do curso histórico passou a usar trajes verdes de inverno, típicos de lenhadores, com detalhes em branco ou prata. 





A versão do Papai Noel, tal como a conhecemos, trajes vermelhos com detalhes em branco, com cinto e botas pretas de couro, foi criada pelo cartunista alemão Thomas Nast na revista “Harper’s Weeklys”, em 1886 na edição especial de Natal. Ao contrário do que é amplamente divulgado não foi a Coca-Cola que criou essa roupagem, no entanto em 1931 a Coca-Cola adotou, em uma grande campanha publicitária, a estética do Papai Noel criado pelo cartunista alemão, aproveitando que tratava-se das mesmas cores dos seu rótulo. Essa campanha fez grande sucesso e contribuiu para difundir e padronizar a roupagem do bom velhinho.  


BONS BORDADOS!
 FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO!





Um comentário:

  1. Venha participar do sorteio 450 seguidores do Blog Ponto Cute. Participe e Boa Sorte!
    http://pontocute.blogspot.com.br/2015/01/sorteio-450-seguidores.html

    ResponderExcluir