quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Árvore da Vida

“Em mitos e lendas ao redor do mundo, as árvores aparecem como escadas entre mundos, como fontes de vida e sabedoria e como formas físicas de seres sobrenaturais.” (Enciclopédia de Mitos).
Pelo que se pode perceber, o termo “Árvore da vida” tem simbologias distintas e cheias de significância para culturas diferentes.
Na cultura Celta, e nas pagãs de modo geral, acredita-se que a magia das árvores é símbolo de vida e interconectividade entre espíritos protetores, pessoas e as fases da existência. Para os celtas os bosques eram verdadeiras catedrais, e eram nesses locais que realizavam suas festas, celebrações, cerimônias e meditações.  Acreditam ainda que todo humano leva “uma árvore” dentro de si, mantendo assim uma relação íntima com o símbolo, através do qual interpreta-se o desejo de crescer e se desenvolver (em diversos âmbitos) da melhor maneira possível.  A própria estrutura da árvore represente a comunicação entre os diferentes níveis do cosmos e da consciência através da evidente polarização do elemento, que vai desde o subsolo, com suas raízes (submundo), as alturas com sua copa (reinos acima).
Já para os cristãos, segundo o livro de Gênesis, Yahweh havia plantado um jardim e nesse jardim tinha colocado duas árvores, uma da vida (eterna) e a outra do conhecimento do bem e do mal (2:7-9). Adão e Eva receberam a ordem de não comer da árvore do conhecimento (2:16-17), no entanto, eles desobedeceram (3:6) e Deus impediu-os de comer da árvore da vida (3:22). A expressão “árvore da vida” não ficou em Gênesis apenas. O livro de Provérbios, por exemplo, também usa várias vezes o termo “árvore da vida” com um simbolismo para a vida eterna, uma vida justa diante de Yahweh. Até mesmo no livro de Apocalipse, nós encontramos uma descrição profética depois da batalha de Deus contra o Mal e, depois da vitória contra as trevas, a humanidade volta ao Paraíso que havia sido perdido e Deus permite que seus servos comam da árvore que Adão e Eva foram proibidos de comer, concedendo-os assim vida eterna.

Sabendo disto, trazemos hoje uma das representações da árvore da vida para ser baixada e confeccionada pelos nossos leitores.

Bons bordados e vibrações!

(Para visualizar o gráfico clique sobre a imagem.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário